'A produção de açúcar no centro-sul somou 710 mil toneladas na primeira quinzena de abril, período que marca o início da nova safra (2024/25), de acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) publicados nesta sexta-feira.
Os dados de produção vieram 31% acima dos registrados no mesmo período do ano passado e também superaram a expectativa de analistas ouvidos em uma pesquisa da S&P Global Commodity Insights, que apontou produção de 689,3 mil toneladas.
Após a divulgação dos dados, o açúcar bruto negociado em Nova York tocou mínimas da sessão. Por volta das 11h20, operava perto de uma estabilidade, a 19,49 centavos de dólar por libra-peso, próximo das mínimas do dia.
A produção de açúcar cresceu mais do que a moagem de cana no período, que atingiu 15,8 milhões de toneladas, alta de 14% na comparação anual (contra expectativa de 15,92 milhões de toneladas).
A maior fabricação do adoçante, dessa forma, aconteceu com maior destinação de cana para a produção da commodity.
Na primeira quinzena da safra, usinas apresentaram um “mix” de 43,64% para o açúcar, versus 38% no mesmo período do ano passado. Já a fabricação de etanol recebeu 56,36% do volume da matéria-prima processada.
O crescimento da produção aconteceu com mais usinas em operação em abril.
Segundo a Unica, nos primeiros 15 dias de abril, 111 iniciaram as suas atividades, totalizando 171 unidades produtoras operando na região centro-sul, contra 166 unidades produtoras em mesmo período da safra 2023/2024.
O diretor de Inteligência Setorial da Unica, Luciano Rodrigues, disse em nota que a “previsão é de que 54 unidades produtoras reiniciem as atividades durante a segunda quinzena de abril, mas esse cronograma de retorno das usinas pode sofrer alterações a depender das condições climáticas de cada região canavieira”.'
Por Reuters
Para maiores informações leia:
Fonte https://www.moneytimes.com.br/producao-de-acucar-do-centro-sul-do-brasil-cresce-31-na-1a-quinzena-acima-da-expectativa/