'Um novo golpe relacionado ao Imposto de Renda está circulando e a Receita Federal chama a atenção dos contribuintes para evitar que caiam em fraudes.
Segundo o órgão, os criminosos estão utilizando indevidamente o nome da instituição para informar às vítimas sobre supostos erros em suas declarações, exigindo que sejam corrigidas até o dia 5 de maio.
“Eles disponibilizam um link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento de correção em um suposto arquivo PDF para impressão. Na mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como ‘contribuinte’, termos comumente empregados pelo órgão em sua comunicação”, alerta a Receita.
Além disso, os fraudadores mencionam legislação federal e até o Código Civil para dar peso à ameaça de multa e malha fiscal. A comunicação fraudulenta tem um nível alto de detalhamento, indicando que estão atualizados quanto à declaração de 2024, a qual se refere ao ano calendário 2023.
No entanto, a Receita Federal reitera que NÃO envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links.
Golpe do Imposto de Renda: veja como se prevenir
Em comunicado, a Receita reforça que clicar em links suspeitos pode expor informações sensíveis para os autores da fraude.
“Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos podem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas”, destaca.
Confira as orientações do órgão para se prevenir:
- Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda;
- Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcioná-lo a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais ao seu dispositivo;
- Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
- Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.'
Por Lorena Matos
Para maiores informações leia:
Fonte https://www.moneytimes.com.br/golpe-do-erro-na-declaracao-do-imposto-de-renda-entenda-o-que-e-e-como-se-prevenir/